..............................................................

terça-feira, 31 de maio de 2011

Um pedaço de Paris no Centro do Rio

Construída em 1926, a Praça Paris é um luxo a parte. Localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, a praça possui forte inspiração nos jardins parisienses, sendo tida como uma tradicional jóia da belle époque.


Foi erguida sobre um aterro, em princípio ia da Avenida Rio Branco e Beira Mar até a Rua da Glória, posteriormente foi encurtada para dar lugar à Praça Marechal Deodoro da Fonseca.


A Praça foi concebida como 0o começo do luxo carioca, construída quando era Prefeito do Distrito Federal Antônio Prado Júnior, entre 1926 e 1930. É numa das maiores concentrações de esculturas a céu aberto do país, contendo diversos bustos magníficos, lindas estátuas em mármore das estações dos anos e um espelho d'água.


Alé de ter inúmeras estátuas em mármore, a praça possui um grande e belíssimo chafariz, recentemente restaurado, instalado em um espelho D’água de 1600 metros quadrados, próximo ao Aterro do Flamengo e ao boêmio Bairro da Lapa, a Praça Paris é um dos maiores parques públicos da cidade, e com sua recente restauração, voltou a atrair o público de bom gosto para caminhas e passeios.


O traçado geométrico das galerias da Praça Paris, faz alusão aos grandes projetos de jardins franceses, tendo elementos decorativos que foram reproduzidos dos originais constantes no jardim do célebre Palácio de Versalhes, como os golfinhos do chafariz e as esculturas em mármore carrara que representam as estações do ano.



A Praça Paris é frequentada por praticantes de corrida e caminhada que aproveitam sua grande extensão e segurança para praticar esportes durante o dia ou à noite. Também é muito procurada pelos jovens amantes para um breve passeio, por pais que vão brincar com seus filhos ou mesmo para fazer um piquenique. A Praça Paris é considerada uma verdadeira jóia do urbanismo carioca.


Um comentário:

  1. Moro aqui ha anos e nunca tive a curiosidade de ir até a Praça Paris. Que linda que ela é. Tenho que visitar urgenteee!

    ResponderExcluir